quinta-feira, 14 de abril de 2011

Descanso para os olhos

Achei essa reportagem no Saúde Plena do Portal UAI e achei que devia compartilhá-la. Eu achei as dicas muito úteis e já vou seguir algumas.

A poluição, as noites mal-dormidas e o uso contínuo e demorado de computadores podem provocar vermelhidão, ardor e mesmo o inchaço da região dos olhos. A exposição prolongada a todos esses fatores é uma causa muito provável de fadiga ocular, problema cada vez mais comum.

Para melhorar a sua visão sugerimos as seguintes estratégias. Você vai perceber a diferença:

Exercite os músculos oculares: direcione lentamente o olhar para cima, depois para baixo. Continue com um movimento lento para a esquerda e depois para a direita. Repita o exercício durante três ou quatro minutos.

Técnica de descanso: sempre que estiver trabalhando na frente do monitor e sentir que os olhos estão cansados, desvie o olhar da tela. Esfregue uma mão na outra e coloque-as em forma de concha sobre as pálpebras. Mantenha-se assim durante alguns minutos e você sentirá a diferença.

Máscara relaxante: recheie uma máscara de tecido para os olhos com sementes de linho e lavanda, como se fosse um saquinho de chá. Deite e coloque-a sobre as pálpebras fechadas durante dez a 15 minutos. O aroma da lavanda facilitará o relaxamento.

Máscara regeneradora: se depois de várias horas diante da tela de algum eletrônico, você estiver com as pálpebras caídas e com olheiras, prepare no liquidificador uma mistura com uma cenoura e um pepino sem casca. Coloque tudo em uma gaze e repouse-a sobre as pálpebras fechadas. Mantenha assim durante vários minutos.

Alimentação: também afeta a saúde e o aspecto dos olhos. Consuma cenoura e frutas vermelhas, que são grandes fontes de vitamina A e, por isso, fazem bem aos olhos.

Adéque o computador para lubrificar os olhos: procure deixar a tela mais baixa que os olhos. Isso diminuirá a área de exposição e a evaporação da lágrima. Outra coisa importante é lembrar que é preciso piscar para evitar ressecamentos.

Matéria de Éverton Oliveira.
FONTE: Saúde Plena - Portal UAI (em 13/04/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.
Pela sua participação, obrigada !

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo do blog