Estar na sala de aula é uma atividade extremamente dinâmica, especialmente quando se trata de Educação Básica, como é o meu caso. Professores andam muito dentro da sala, atendem alunos na carteira, vão ao quadro, resolvem conflitos, levam alunos a outros espaços, enfim, se movimentam bastante e dependem de conforto no vestuário para realizar estas atividades. Isto, porém, não é razão para descuidar do visual. Podemos abusar do conforto e ter um estilo bem definido, demonstrando bom gosto e elegância.
Por essa exigência de praticidade e mobilidade para os professores desse contexto citado acima, o melhor estilo base é o Esporte Natural. É um estilo casual, com peças descontraídas, funcionais e práticas, mas que fogem do gênero esportivo, que usa legging com tênis e camiseta ou roupas de praticar esporte. Há uma diferença entre esses dois termos e devemos lembrar que, no trabalho, a imagem de comprometimento e seriedade é ameaçada quando vestimos roupas que são adequadas ao lazer.
Os tecidos para as roupas que se encaixam no estilo Esporte Natural são naturais, como algodão, sarja, veludo cotelê, tricôs, sem brilho e geralmente com textura. Use e abuse do xadrez, das listras, das estampas coloridas, sem esquecer que, na sala de aula, roupas curtas e decotes depõem totalmente contra a imagem profissional. Se os saltos te incomodam nestes momentos, porque não as sapatilhas, os Oxfords e mocassins ? Temos opções que cabem no nosso orçamento e que "casam" direitinho com as nossas necessidades.
Não é difícil buscar, no guarda-roupa, peças que compõem, elegantemente, o estilo Esporte Natural. Veja algumas imagens para que você tenha inspiração para montar seus looks. E, claro, podemos somar a este estilo um toque (ou mesmo uma outra base) clássico, dramático, romântico ou exótico, dependendo da sua personalidade. Use a criatividade e bom trabalho para você !
Calças alfaiataria são confortáveis, elegantes, e são peças clássicas da moda: elas sempre estão em alta, bem como as pantalonas. Esporte natural com toque clássico.
Jeans pode ? Bem, eu acho que o jeans é comum demais (opinião de consultora de imagem que sou, também) e podemos fugir do lugar comum trocando o jeans por uma peça bem elegante. Concordo com as meninas do Sem Frescura Online e acho que podemos fazer a diferença.
Esporte Natural / Dramático
Esporte Natural / Romântico com toque dramático. A saia midi dá mais liberdade aos movimentos. Se você não quer os saltos, troque-os por uma sapatilha da cor do cinto. Que tal ?
Olha a saia longa aí, o grande hit deste inverno. Multiplique seu guarda-roupa com elas.
Vestidos são peças bem funcionais: brinque com eles, faça sobreposições para aproveitar os que têm decote ou os que são tomara-que-caia, use meias coloridas no inverno, marque a cintura com faixas ou cintos que combinam com eles ou que contrastam com eles.
Estes são apenas alguns exemplos. Inspire-se em visuais montados em revista e em outros blogs e veja que podemos aproveitar muito do que temos no nosso guarda-roupa para transmitir uma imagem de profissionalismo, com estilo e elegância.
Luciana
Adorei o post! Alé, de super criativo, extremamente funcional para quem circula diariamente nas salas de aula!
ResponderExcluirGreat tips, indeed!!
ResponderExcluirSó é necessário recebermos um pouquinho mais no nosso contracheque, concorda? Mas sei que podemos ter bom gosto sem mexer muito no bolso. Obrigada pelas dicas!!
Que bom que gostaram, Fê e Rê. E ainda podemos pensar em mais uma coisa: nossos alunos gostam quando nos vêem produzidas, não é ? Eles sempre elogiam, acham fashion, mesmo que seja uma produção simples. Eles curtem a ELEGÂNCIA !
ResponderExcluirLu
Gostei das dicas! Vc falou do jeans e... realmente, é uma peça muito comum e que deveria ser substituída. Pq vc não faz um post sobre peças tão curingas quanto o jeans, porém esquecidas? Estou com apenas uma calça jeans aqui (as outras já eram); em vez de comprar mais, vou esperar suas dicas! É sério! =P
ResponderExcluirAnotado, Bia. Já estou providenciando o post. Bj para vc.
ResponderExcluirLu