sábado, 19 de fevereiro de 2011

Sobre temperamentos humanos.

"Antes de sair de casa, põe o vestido verde, tira, põe o azul, tira, põe o branco, troca o sapato (aliás, tem pelo menos uns 30 tipos), não combina, troca de novo; cabelo para trás, para frente, para o lado; conclusão: sai exatamente com o primeiro vestido que experimentou. Sai correndo, atrasada! É claro, perdeu muito tempo se produzindo. É evidente que ela não tem a menor idéia do endereço, não sabe aonde vai, unhas secando. Sempre tem alguma carona! Logicamente chega atrasada e é claro que vai para a primeira fileira. Vocês podem imaginar o percurso até o lugar da diretoria! Todos olham, admiram seu vestido verde, é cumprimentada por quase todos "oi, cara, "oi gata", é claro que ela conhece todo mundo, mas finge que não liga, disfarça... Finalmente chega na primeira fila e senta, olha ao redor, reconhece quem está alegre, quem está triste, se tem gente repetindo roupa, quem é importante..."

Assim que acabei de ler o trecho acima em um blog sobre visagismo, pensei: essa pessoa me conhece !!! Ela tem seguido meus passos. Há uma câmera escondida no meu quarto, estou no Big Brother da Vida ! Até do meu vestido verde ela tem notícia !!! Até o que eu penso quando chego a um lugar ela já descobriu...#panicfeelings

Brincadeiras à parte, este trecho tem a ver com um dos 4 temperamentos do ser humano: o Sanguíneo (os outros três são Colérico, Fleumático e Melancólico). A autora do blog fala sobre os quatro tipos, em posts separados, e você pode fazer um teste para se conhecer. Muito interessante e que nos mostra algumas características que às vezes não percebemos em nós. 

Esses temperamentos são herdados de nossos pais e combinam características congênitas que, consciente ou incosncientemente, afetam nossas atitudes. Essas características podem durar algum tempo ou a vida inteira, dependendo da intensidade com a qual lidamos com elas (terapias podem nos fazer mudar o script de vida). O mais interessante disso é que esses temperamentos foram nomeados por Hipócrates (o pai da Medicina), há aproximadamente 2.400 anos ! Alguns pesquisadores chegaram a simplificar a coisa, reduzindo os temperamentos a Introvertido e Extrovertido, mas os estudos mais recentes na psicologia confirmam a divisão inicial de Hipócrates (algumas informações foram obtidas em conversa com uma amiga psicóloga).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.
Pela sua participação, obrigada !

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo do blog