Acabei de ler um texto da Amanda Medeiros, profissional que respeito e admiro muito na área de Consultoria de Imagem. Ela escreveu, hoje, sobre a chegada das liquidações (já !!!) e do perigo das compras por impulso nesta época. O texto é, como sempre, excelente, e divulgo-o aqui para as leitoras do blog, acrescentando uma informação interessante que encontrei no livro "Personal Stylist: Guia para Consultores de Imagem", da Titta Aguiar (Ed. SENAC, 5. edição).
Titta sugere que, ao fazer uma compra, você faça a matemática do bom investimento. Basta responder às perguntas abaixo para analisar se vale a pena adquirir aquela peça:
1) Qual é o preço ? 190,00
2) Qual é o tempo estimado de uso e durabilidade ? 10 anos (por exemplo)
3) Com que frequência você irá usá-la (use como referência semana, mês e ano)? 1 vez ao mês
Agora faça o cálculo custo versus benefício:
Y_______________ custo
12 vezes ao ano_____ expectativa de uso/ano (1 vez ao mês)
10 anos__________ vida aproximada
12 X 10 = 120 (igual ao total de uso)
R$190,00 / 120 = Z = R$1,58
ou seja, Z corresponde ao valor que custará a peça a cada vez que a cliente usá-la.
A autora lembra que "as roupas mais caras são aquelas que estão dentro do guarda-roupa, sem uso".
Pense bem na expectativa de uso da roupa e na durabilidade dela. O barato (da liquidação) que sai caro (porque fica guardado) é cafona e enche guarda-roupa sem necessidade !
Boas contas e boas compras.
Luciana
ô mulher, vc não tem uma tese de doutorado pra escrever, não? Ai que inveja! Que saudades dos meus bordados! Vc borda na net, né?
ResponderExcluirMuitas saudades de vc! Mulher moderna! Bjos!
Cida zolnier
Minha válvula de escape, Cida. Sou "mulé muderna" virtual !
ResponderExcluirBj e obrigada pela visita !
Lú... e quando tem liquidação e a gente não tem dinheiro pra comprar... aff é o fim! Ô pobreza! rsrs bjs
ResponderExcluirEu só tinha que ter lido isso antes, Lu. Mas nunca é tarde para aprender, não é? Esse post abriu minha mente e fechou minha carteira. Hehehe. Sei que a partir de agora serei uma consumidora com perfil diferente.
ResponderExcluirBeijos.
Que coisa ótima, Paula ! Boas compras, sempre !!
ResponderExcluirBj.
Lu